Muitos não sabem, mas o tie dye existe há muito, muito tempo e foi aparecendo em outros momentos ao longo dos anos. Mas dessa vez parece que essa tendência voltou com mais força do que nunca e promete ficar.
Além das blusas customizadas em casa, foram surgindo outras releituras dessa técnica e atualmente está presente até mesmo na maquiagem e também nas nail arts.
Essa técnica de tingimento é bem mais antiga do que você imagina, há registros deste método de amarração e tingimento entre os séculos VI ao IX em países como Japão, China, Índia, Peru e no continente africano.
No Japão por exemplo, está técnica é conhecida como "shibori" e na Índia como "bandhani”, e além disso possui uma especificidade de acordo com cada região, como por exemplo a forma de torcer, amarrar ou dobrar o tecido antes de aplicar realizar o processo de tingimento. No bandhani, por exemplo, o tingimento é realizado com cores naturais com o uso de pigmentos de plantas ou verduras.
No entanto, esta técnica de tingimento só obteve grande destaque nos anos 60 e 70, quando o tie dye se tornou um símbolo do movimento hippie. A fama de cantores que apoiavam o movimento como Janis Joplin e Joe Cocker ajudaram a popularizar a estampa que passou a ser conhecida mundialmente, e assim o termo em inglês também foi incorporado por países do ocidente, incluindo o Brasil.
A nomenclatura “tie dye" significa, literalmente, "amarrar e tingir" em inglês. Com intuito de ser feita de forma artesanal, inicialmente, eram utilizadas cores fortes e intensas que eram misturadas ganhando um aspecto psicodélico, que era outra característica que o movimento hippie valorizava.
Atualmente, as peças são multicoloridas e algumas utilizam a técnica em degradê que definitivamente caiu no gosto do povo ganhando o status de tendência fashionista e presença constante nos looks do street style em todo o mundo. Suéteres, pijamas, moletons e jaquetas ganharam versões tie dye e já estão presente no guarda-roupas dos amantes de moda.
Usado como símbolo social ou para um look diferente e que foge do comum o tie dye é uma boa sugestão de tendência que pode dar um plus nos seus looks e te deixar moderna e com um visual super alto astral. Dá uma olhadinha em algumas dicas abaixo para algumas ocasiões.
Saia e conjuntinho
Está muito enganado quem pensa que só dá para usar tie dye em camisas e camisetas. Atualmente está técnica está sendo aplicada em saias, vestidos e blusões. Nos conjuntinhos, por exemplo, o efeito pode ser utilizado em apenas uma das duas peças para o visual não ficar muito carregado.
Shorts e vestidos
Este tipo de técnica também pode ser usado nos vestidos, shorts e saias mais longas. No vestido, por exemplo, ele pode receber toda a pigmentação, o que deixará o look mais leve e despojado.
Já nos shorts o tie dye dá um up de alegria e vivacidade que deixa mega descontraído e ao mesmo tempo consegue um destaque que foge totalmente do comum. O truque é apostar em uma cor sólida na parte de cima para obter um equilíbrio de cores no visual.
Nas saias longas o efeito tie dye ganha muito destaque, ou seja, ela é a parte que vai receber mais atenção no look, então a estratégia é a mesma dos shorts, aposte em uma peça neutra e também em um calçado discreto.
Roupas formais
Se você ama muito o tie dye e deseja utilizá-lo em ambientes formais como o trabalho por exemplo, opte por sobreposições como um blazer por cima de uma
camisa social resultando em um look jovem e despojado sem perder a formalidade.
Como fazer em casa
Se preferir você mesmo pode customizar a sua própria camisa e aplicar a técnica tie dye para conseguir uma peça com as cores que fazem parte do seu estilo. Não existe um padrão de amarração e de pigmentação.
É uma técnica que funciona a base experimentação o que permite muitas possibilidades. No YouTube você encontra vários vídeos tutoriais com o passo a passo da técnica. Então tá esperando o que? Inove e abuse das cores.
No Blog da Donna Modelli você encontra novos looks todas as semanas, pois atualizamos nosso conteúdo constantemente para você ter sempre o que há de mais moderno, seguindo as últimas tendências da moda.
VER NOVIDADE