Você sabia que nós nos expressamos através das nossas escolhas? O look do dia é uma das mais cotidianas e às vezes nem pensamos muito no que estamos vestindo.
Mas a moda é uma ferramenta de linguagem estética potente e dá para usá-la em prol dos seus objetivos profissionais e pessoais. Já parou para pensar o que a sua roupa diz sobre você?
A roupa transmite uma mensagem
Entender o vestuário como forma de comunicação não verbal requer atenção aos detalhes e autoconhecimento. A roupa transmite uma mensagem e precisamos compor looks conforme nossos objetivos.
Isso não significa que para se comunicar profissionalmente, basta escolher qualquer tipo de calça alfaiataria,
blazer e camisa. Toda peça é composta por cores, formas, texturas e outros detalhes que remetem a diferentes ideias e sensações.
As características da roupa
Essas características da roupa irão adequá-la ao clima e ocasião e nos ajudam a montar looks com propósito.
Por exemplo, cores claras, suaves e quentes comunicam casualidade, enquanto tons escuros, intensos e frios remetem a seriedade. É por isso que tanta gente escolhe o preto para situações formais.
Para manter-se casual escolha modelagens arredondadas e tecidos macios, enquanto linhas retas e texturas encorpadas comunicam elegância.
Alto e Baixo Contraste
Outro ingrediente que vai te ajudar a usar as roupas como linguagem envolve a relação das cores no look.
Combinar roupas com cores diferentes, resulta no alto contraste, que transmite distanciamento e formalidade.
Já peças com tons próximos entre si resultam em um um visual com baixo contraste que fica mais descontraído, comunicando acessibilidade.
Com certeza você vai gastar um tempinho a mais na hora de montar looks para ocasiões especiais, considerando cada peça, seus detalhes e significados e como combiná-las a favor do seu objetivo.
Looks com propósito para entrevista de emprego
Alinhar sua imagem pessoal a seus objetivos profissionais é muito importante. Em looks para entrevista de emprego, seu objetivo é comunicar seriedade, portanto deve escolher roupas que transmitam rigor.
Isso não significa que você deva optar apenas por peças sóbrias. A linguagem do vestuário bem utilizada vai além do óbvio. Você deve escolher peças que conversem com sua personalidade e precisa saber equilibrá-las.
O estilo com intenção é a melhor maneira de utilizar seu closet a seu favor, e até te ajudar a comprar de forma certeira e coerente com sua personalidade.
Olhe para suas peças e looks preferidos, tanto do seu armário quanto de celebridades ou personagens que você admira. Anote as características de cada roupa e a mensagem final do outfit.
A importância do estilo pessoal
Mais importante que definir a ocasião para cada roupa, essas qualidades transmitem uma mensagem. Essas particularidades também devem trabalhar a favor da sua personalidade.
Nosso estilo é a síntese do que nós somos, nossa essência, e do que queremos ser, nosso desejo.
Na hora de montar o look com intenção você deve olhar se atentar às características das peças, equilibrando-as para atingir seu propósito sem perder sua personalidade.
Ser fiel ao seu estilo pessoal é uma maneira de estar confortável e confiante, portanto não abra mão disso. Sua essência deve sempre aparecer tanto nos looks básicos quanto nos elaborados.
Além disso, se você é elegante, isso irá transparecer em seus looks casuais, e se é descontraída, com certeza não vai se sentir confortável em uma combinação austera.
Usando tendências com originalidade
A originalidade é muitas vezes ignorada quando o assunto é tendências. Sabe quando a roupa veste a pessoa?
Mesmo quem ama moda já cometeu esse erro, e se esqueceu que o equilíbrio no look vai além de acertar na combinação das peças.
Para usar a linguagem estética ao seu favor, voltamos para a essência e intenção. Na hora de experimentar uma trend muito diferente do que você está acostumada, você deve combiná-la com itens que reafirmam sua essência, mantendo o seu conforto e o outfit coeso.
A roupa deve estar em sincronia com você e com como você se sente, e pode te ajudar a lidar com sensações e sentimentos. Experimente usar cores vibrantes, quando estiver se sentindo para baixo!
Em resumo, a coerência no vestir vai além de montar o look considerando o clima ou tendência, o fundamental é se ater ao seu objetivo e personalidade. Ou seja, qual imagem você quer passar naquele momento se mantendo fiel a quem você é!
Com atenção aos detalhes e autoconhecimento, fica fácil usar o vestuário como forma de comunicação. Conta pra gente, o que a sua roupa diz sobre você?
No Blog da Donna Modelli você encontra novos looks todas as semanas, pois atualizamos nosso conteúdo constantemente para você ter sempre o que há de mais moderno, seguindo as últimas tendências da moda.
VER NOVIDADE