Conheça a blusa de crepe estampada
Se você também é daquelas que, quando olha para uma pessoa, a primeira peça do look que repara é a blusa, então seja bem-vinda ao nosso grupo.
A blusa feminina
é uma peça essencial para compor um look adequado e sua escolha repercutirá em toda produção.
O modelo da blusa reflete no estilo que você demonstra para o mundo a sua volta, como por exemplo, a blusa de crepe estampada, que transmite um ar de elegância e ao mesmo tempo permite que você saia do básico.
O tecido das blusas estampadas de crepe foi originalmente utilizado em vestidos de festa, porém atualmente, é largamente usado em modelos de camisas sociais e blusas.
Compor um guarda-roupa com diversos
modelos de blusas é fundamental. As peças certas podem formar um closet com roupas essenciais e adequadas para o cotidiano da mulher.
Algumas peças são chaves, como uma blusa de crepe básica, que pode compor um look contemporâneo e sofisticado para trabalhar ou para os momentos de lazer, de forma rápida e prática.
O que você precisa saber
Você sabe de onde vem o nome desse tecido? Crepe é um nome francês, que significa “crespo”. Ele é um tecido com toque mais áspero, seco, granulado e opaco, por isso recebeu este nome.
Ele é composto por fios altamente torcidos de seda ou lã (natural ou sintética) e possui diversas espessuras, podendo ser desde muito finos, até mais pesados, com ou sem elastano. Ademais, os tipos de crepe são bem diferentes, como por exemplo, o
crepe chiffon, crepe viscose e crepe bubble. Trataremos deste assunto com mais detalhes adiante.
Seu caimento pode mudar de acordo com o tipo do tecido escolhido, porém sempre é maleável. Além das blusas feitas com crepe serem lindas, este tecido combina super bem com saias e vestidos. A dica das costureiras é: busque peças de crepe com forro. Se a blusa for de crepe com elastano, recomenda-se um forro também com elastano e vice-versa.
Blusa de crepe estampada para o trabalho
A blusa de crepe é muito comum em ambientes de trabalho, principalmente quando você busca um look mais formal, simples e prático.
O que você acha de ir para o trabalho com uma blusa de crepe, ou outro tecido mais fluído (como o cetim) e, na parte inferior, utilizar uma saia social ou calça de alfaiataria
e um lindo scarpin? Um look simples, fácil e elegante.
Tipos de crepe
Anteriormente já dissemos que a blusa de crepe pode aparecer em diversas versões do tecido, que é muito eclético e capaz de proporcionar muita elegância e sutileza aos looks. A diversidade de tipos decorre de muitos fatores, como por exemplo, a matéria-prima usada, as propriedades do tecido, beneficiamentos finais - processos que alteram de distantas formas a qualidade, aparência e maleabilidade dos tecidos, entre outros.
Conheça alguns:
- Crepe Chiffon:
Este tecido é muito conhecido pela sua transparência. Além disso, ele é fino e leve. Pode vir em peças plissadas e peças amplas, com caimento suave.
- Crepe Silk:
Esta variação pode ser utilizada tanto para peças casuais, como para peças formais. Este tecido é mais fino, suave e acetinado. É nítido um brilho similar ao do cetim nas peças.
- Crepe Viscose:
O caimento deste tipo de tecido é perfeito, já que possui um pouco de elastano. Trata-se de um crepe mais flexível e o Viscose assegura bastante respirabilidade e é ótimo para peças fluídas.
- Crepe Koshibo:
Este tecido é muito comum em camisas femininas. Ele possui o toque mais áspero e aspecto seco, granulado e opaco. É perfeito para peças mais casuais.
- Crepe Dublin:
O Crepe Dublin é muito utilizado na confecção de peças sociais, como por exemplo, calças, camisas e macacões. É um tecido mais encorpado que as demais variações e não possui brilho.
- Crepe Bubble:
Com textura pigmentada, evidente e canelada, este tipo de crepe é composto por elastano e traz mais maleabilidade e delicadeza às peças.
- Crepe Madame:
Esse é o tipo mais popular do tecido, possui uma textura que imita o couro. Um lado é opaco e o outro é brilhoso. É mais encorpado e pesado, promovendo ótimo caimento às peças.
- Crepe Prada:
O Crepe Prada, similar ao Crepe Madame, também é uma variação do tecido mais encorpado e com ótimo caimento. Um lado é fosco e o outro é brilhoso, permitindo que ele seja utilizado em diversas ocasiões.
A blusa de crepe é uma peça que intemporal no guarda-roupa, perfeita para aquelas ocasiões mais formais. De outro modo, com a diversidade de tipos desse tecido, a composição dos looks com uma blusa de crepe pode sempre ser encaixada ao seu estilo! Por esta razão, confira as nossas dicas. Aproveite e veja também o nosso artigo sobre as blusas regata [link] e abale no dia a dia.